segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ensino a distância - EAD



Segundo José Manuel Moran, o Ensino a distância é uma modalidade onde  alunos  e professores  estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.


Essa modalidade de ensino surgiu da necessidade de preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial. Com o desenvolvimento da tecnologia da informação e consequente facilidade de acesso à internet, o ensino a distancia vem conquistando cada vez mais adeptos, oferecendo inclusive cursos de nível superior.


A educação a distância possibilita autonomia no processo de aprendizagem, transformando o “aluno” em “estudante”, uma vez que, nessa modalidade de ensino, cabe ao discente estabelecer a interação com os conteúdos apresentados e exercitar uma postura ativa diante do estudo.


Apesar da EAD ainda enfrentar preconceitos, segundo Ricardo Holz, presidente da ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Ensino a Distância), os direitos dos alunos da modalidade são preservados pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases). Além de incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis, garante a igualdade aos diplomas de cursos presenciais. Na opinião dele, os amparos legais têm diminuído as diferenças existentes no mercado de trabalho. Holz afirma que a qualidade da educação a distância comprovada pelos indicados do MEC e pelo bom resultado desses profissionais em concursos públicos tem propiciado o reconhecimento da modalidade por parte dos empregadores.


“Essa modalidade de ensino permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação (construção do conhecimento) e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha e vive, alcançando assim uma formação entre teoria e prática ligada à experiência e em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar.” (MORAN, José Manuel. O que é educação a distância? Secretaria de Educação a Distância, 2000)


Ao contrário da educação presencial, na Educação a Distância é o aluno que decide quando e como estudar, exercitando sua autodisciplina.


Segundo José Manuel Moran, a educação a distância apresenta várias vantagens, como flexibilidade de horários, formação permanente e personalizada, economia de recursos financeiros, etc. A Seguir algumas dessas vantagens:


• Combinação entre estudo e trabalho;


• Permanência do aluno em seu ambiente familiar;


• Menor custo por estudante;


• Autonomia do aluno;


• Materiais didáticos já incluídos no preço;


• Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio;


• Apoio com conteúdos digitais adicionais.


De maneira geral pode-se concluir que o ensino a distância é uma eficaz alternativa, para estudantes que desejam qualidade, autonomia e menor custo. É relevante enfatizar também, que assim como a importância da idoneidade da universidade de ensino presencial, deve-se verificar junto ao MEC a licença da instituição EAD escolhida. Disponível em:
http://emec.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário